Amonita -
Os amonitas, também conhecidos como Amom (hebraico: עַמּוֹן, hebraico moderno: Ammon, tiberiano: ʻAmmôn; "Povo"; árabe: عمّون; Transliteração: ʻAmmūn) ou filhos de Amom, foram uma antiga nação que, de acordo com o Antigo Testamento e outras fontes, ocuparam uma área ao leste do Rio Jordão, de Gileade e do mar morto, na atual Jordânia[1][2]. A cidade principal do país foi Rabá, ou Rabá Amom, localidade da moderna cidade de Amã, capital da Jordânia. Milcom e Moloque (que podem ser o mesmo), são citados na Bíblia como os deuses de Amom.
De acordo com o relato bíblico,
Gênesis 19:37-38, tanto
Ben-Ami (Amom) quanto
Moabe nasceram de uma relação incestuosa entre
Ló e suas duas filhas no resultado da destruição de
Sodoma e Gomorra, e a Bíblia refere-se aos Amonitas e aos Moabitas como os “filhos de Ló”. Na Bíblia, os amonitas e os
israelitas são descritos como antagonistas mútuos. Durante o
Êxodo, os israelitas foram proibidos pelos amonitas de passarem por suas terras. No
livro de Juízes, os amonitas se uniram com
Eglon, rei dos moabitas, contra Israel. Ataques feitos pelos amonitas nas comunidades israelitas do leste do Jordão foram o impulso atrás da unificação das tribos sob o comando de
Saul.
De acordo com
I Reis 14:21-31 e
2 Crônicas 12:13,
Naamá era uma amonita. Ela foi a primeira esposa do rei
Salomão a ser mencionada pelo nome no
Tanakh como tendo um filho. Ela foi mãe do sucessor de Salomão,
Reoboão.
Os
amonitas foram um
povo que habitava a região da
Palestina. Pouco se sabe sobre a origem e os costumes desse povo. Segundo o relato do
Gênesis, a origem dos amonitas vem do incesto da filha mais nova de Ló com o seu pai, conforme Gênesis 19:31-38. Segundo o Livro dos Juízes, os amonitas exerceram domínio sobre os israelitas durante alguns períodos de tempo, sendo seu poderio fora rompido por Eúde, que assassinou à traição o rei amonita Eglom. Mais tarde fortaleceram-se novamente e estavam saqueando Israel quando Jefté obteve uma grande vitória sobre os amonitas e libertou Israel.
Moabitas-
Os
moabitas foram um povo
nômade que se estabeleceu a leste do
Mar Morto por volta do
século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de
Moabe. Eram aparentados com os
hebreus, com os quais tiveram vários conflitos.
Foram combatidos e subjugados por
Davi, rei de
Israel. Os moabitas readquiriram a independência depois do cisma das doze tribos hebréias. Voltaram-se ao nomadismo e tempos depois Moabe foi anexado como parte da provincía
romana da
Arábia.
Segundo a
Biblia (
Gênesis 19.30-38), deu-se origem o povo moabita através de um
incesto, promovido pela filha mais velha de
Ló,
sobrinho de
Abraão, logo após a destruição de
Sodoma e
Gomorra. Depois de ser tirado de Sodoma pelos
anjos, Ló não achou mais lugar para viver nas
cidades, especialmente
Zoar, e foi-se para as montanhas e habitou em uma caverna. Sua filha mais velha em uma conversa com a sua irmã mais nova, disse que o pai, Ló, já era homem velho e não havia nenhum outro filho homem para dar continuidade na linhagem do pai, coisa que o povo da época, levava muito a sério. Elas embebedaram o pai e as conceberam cada uma, um filho do próprio pai. A mais velha gerou Moabe, patriarca do povo moabita e a mais nova gerou
Ben-Ami, patriarca do povo de
Amom, os
amonitas.
Por ser Ló, sobrinho de Abraão, isso explica o porque dos moabitas serem aparentados dos hebreus, pois Abraão foi o patriarca do povo de Israel.
Quando a cidade de Ló estava sendo destruída, Deus ordenou que ele e sua família fosse embora e não olhasse para trás. Quando estavam saindo, a esposa de Ló olhou para trás e virou uma
estátua de
sal.
Existe uma estrangeira em Moabe que tem seu nome como titulo de um Livro da Bíblia, Rute
Quem são os Pelestinos Edomitas ou Filisteus?
Existem religiões que ensina erradamente aos seus adeptos.
Neste estudo mostraremos a luz das escrituras á genealogia dos Edomitas e dos filisteus, tornando impossível alguém contestar dizendo serem os mesmos.
GENEALOGIA
A partir de Noé, os descendentes de Sem são: (Gn 11:10-32; I Cr 1:24-27) Abrão foi descente de Sem filho de Noé. Abraão com a escrava Agar gerou Ismael. (Gn 16:11) Com sua esposa Sarai gerou o filho da promessa que recebeu o nome de Isaque. (Gn 17:19) Isaque gerou a Jacó e Esaú gêmeos. (Gn 25:24-26)
Primeiro a nascer foi Esaú e logo depois seu irmão Jacó, grudado em seu calcanhar, também significava duas nações brigando, Edomitas x Israelitas. (Gn 25:24-26)
Jacó comprou a primogenitura de seu irmão por um prato de lentilha. (Gn 25:27-34) Jacó gerou doze filhos, os quais deram a origem as doze tribos de Israel, a saber: Rúben; Simeão. Levi. Judá; Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, José, Benjamim. (Gn 35:23-26) Jacó no Vale de Jaboque agarrou um anjo, pedindo que fosse abençoado, depois de uma grande luta o anjo o abençoou e também mudou o seu nome para Israel. (Gn 32:28) Por isso são chamados de povo de Israel.
PROFECIA DA GUERRA DE DOIS POVOS JACÓ E ESAÚ.
Importante entender que estas batalhas seriam entre os filhos de Isaque Israelitas (Jacó) e Edomitas (Esau). A seguir iremos conhecer um pouco mais sobre eles.
QUEM SÃO OS EDOMITAS?
São os descendentes de Esaú filho de Isaque neto de Abraão.
O nome de Esaú significa (Cabeludo)
Também chamado de Edom (Vermelho) por ter vendido o direito de primogenitura por um prato de lentilha a seu irmão Jacó. (Gn 25:26-34)
Esaú teve três mulheres as quais lhe deram cinco filhos, a saber: (Gn 36:2-5)
Ada também chamada Basemate, filha do heteu Elom (Gn 26:34).
Oolibama também chamada Judite, filha de Aná (também chamado Beeri. (Gn 26:34).
Basemate também chamada Maalate (Gn 28:9), filha de Ismael e, portanto prima em segundo grau de Esaú.
Ada: Elifaz. (Gn 36:4)
Basemate: Reuel. (Gn 36:4)
Oolibama: Jeús, Jalão e Coré. (Gn 36:5)
((Gn 36:2-5; I Cr 1:35-37))
Os descendentes de Esaú são os Edomitas também chamados de Idumeus
Esaú e Jacó se separam. Esaú por ter adquirido muitos bens foi habitar na Região de Seir (Cabeludo) uma região montanhosa que fica ao Sul e oriente do Mar Morto, local dado por Deus por herança. (Gn 36:8; Dt 2:5; Js 24:4) Região muito fértil rica em pastagem.
Os descendentes de Esaú são: (Gn 36:9)
De seus filhos são: (Gn 36:10-30)
Os Edomitas sempre foram muitos hostis a Israel, quando Israel teve que atravessar as terras de Edom teve grandes dificuldades. (Gn 32)
Saul também teve sérios problemas com os Edomitas. (I Sm 14:47; 21:7; 22:9)
O rei Davi diz a palavra que todos os Edomitas ficaram por servos dele. (II Sm 8:13, 14)
Joabe foi comandante do exercito de Davi e conseguiu muitas vitórias contra os Amonitas sírios e outros. (I Cr 11:4-9 II Sm 10:12, 13; 12:26) Inclusive feriu todos os Edomitas. (I Rs 11:15, 16)
O rei Amazias também travou guerra com os Edomitas no vale de sal feriu Dez mil. (II Rs 14:7; II Cr 25:5-13,20) Uzias seu sucessor venceu o restante. (II 14:22)
Mais tarde os Edomitas ficaram a favor e aliados com os Babilônicos. (Sl 137: LM 4:21, 22) A promessa para eles era de Ser destruídos totalmente exterminados. (Is 35:5, 6; Jr 49:7-22; Ez 25:12-14; 32:29; 35:15; 36:5 Jl 3:19; Am 1:11) O livro de (Obadias 1:1-18), diz que ninguém mais restará da casa de Esaú, porque o Senhor falou. Leia. (Ml 1:1-4) Nunca mais ouviram falar neles. Onde estão os Edomitas? _________Portanto a quem diz que os palestinos são os Edomitas é um grave erro, pois veremos no estudo a seguir que não é verdade.
QUEM SÃO OS FILISTEUS CONHECIDOS COMO PALESTINOS?
Os filisteus vieram da ilha de Creta, mar mediterrâneo. Também são conhecidos como creteus. Chegaram à região hoje chamada de Palestina, que a bíblia menciona como Filistia. (Ex15: 14; Jl 3:4) A principio a serviço dos povos Hititas, Cananeus e Egípcios.
Eram conhecidos por “povos do mar”. (Sf 2:5)
A Bíblia relata que os caftorim são descendentes genealógico de Cão vejamos: “E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim, A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim.” (Gn 10:13, 14; I Cr 1:12)
Isto mostra que o Filisteu tem sua origem bem antes de Esaú que são os Edomitas, descendentes de Sem. Veja a luz da palavra de Deus. "Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? diz o SENHOR: Não fiz subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?" (Am 9:7)
"Por causa do dia que vem, para destruir a todos os filisteus, para cortar de Tiro e de Sidom todo o restante que os socorra; porque o SENHOR destruirá os filisteus, o remanescente da ilha de Caftor." (Jr 47: 4)
Esse povo do mar, os Filisteus dizem a história, que após travar varias batalhas, foram derrotados pelos egípcios período de Ramsés III; Assim foram obrigados a conquistar terras ao leste da atual região palestina onde lá fundaram as 5 Cidades construída pelos cananeus são elas: Asdot, Ascalon, Ecrom, Gaza e a maior Gate. (I Sm 6:17) Está região era também conhecida como: Pentápolis Filistina. Por estarem bem organizados. Neste período travaram muitos conflitos com os Israelitas, sempre guerreado contra Israel por sido dada a Canaã ao povo de Deus.
Os profetas falaram a respeito do juízo que viriam a eles. (Jr 47:1-7; Ez 25:15-17)
Portanto o conflito hoje na região entre os israelitas e palestinos (filisteus) deve ser entendido de forma bíblica. (Zc 9:1-8) o versículo 7 diz que Ecrom cidade dos filisteus ficaria como Jebuseu. Veja em (Jz 19:10, 11) Que antes de Davi dominar Jerusalém ela era chamada de Jebus os quais pertencia a família dos Cananeus. (Gn 10:15, 18) Por isso eles seriam contados como Cananeus dispersos em Canaã.
Este grupo étnico (que se identificam umas com as outras como sendo tal por terceiro) permanecerá lutando contra Israel (Judeus) dentro da terra santa e até o armagedom, já a volta de Jesus.
Conclusão:
Os Israelitas são da linhagem de Sem, descendentes de Jacó.
Os chamados atualmente de Palestinos são da linhagem de Cão, descentes dos Filisteus.
Os Edomitas são da linhagem de sem descendentes de Esaú
Veja que nada tem haver as genealogias dos filisteus chamados atualmente de palestinos descendentes Cão, com os descendentes de Sem.
Portanto quem ensina que os filisteus são Edomitas, está acrescentando a palavra de Deus cometendo pecado. (Ap 22:18, 19)
Referências
Amonitas ,Moabita
Deuteronômio 23:3
Edomita
Deuteronômio 23:7
Comentários
Postar um comentário